(54) 3385 1213 (54) 9 9123 6041

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Prestação de Serviços de Tapera (ACIT) realizou à noite passada, às 19h, no Instituto Cônego Bento, o seu painel político com os candidatos a prefeito e vice-prefeito objetivando saber deles quais são os seus planos para Tapera a partir de 01 de janeiro até 2028. O mesmo foi mediado pela jornalista Daniela Secco Bandeira, de Carazinho.

Dos seis candidatos convidados apenas os da coligação “Progresso, Inovação e Qualidade de Vida” (PP, União Brasil e MDB), Osvaldo Henrich Filho Prego e Márcio Paulus, ambos do PP, compareceram. Os candidatos Luiz Carlos e Túlio (PL) e Renato Melado e Profe Lorita (PT) não participaram do painel por entender que o mesmo deveria ser aberto à população ou mesmo transmitido. A sua não participação foi comunicada com a devida antecedência à ACIT.

A ACIT enviou a todos um questionário contendo sete perguntas relevantes sobre o que os partidos pensam para o futuro do município em diversas áreas. E todos tiveram tempo para responder as perguntas e devolve-las à entidade.

Na abertura, o presidente Ricardo Feldmann da Silva agradeceu a presença dos candidatos e também dos associados, em número de 40, e passou a palavra à mediadora.

Na sequência, a jornalista apresentou os dois candidatos presentes e informou as regras do painel, que não se tratava de um debate como dito desde o início, informando que os mesmos teriam cinco minutos para falar sobre o que lhes seria perguntado já do seu conhecimento.

As sete perguntas tratavam sobre propostas para a Secretaria de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, empreendedorismo, qualificação da mão-de-obra visando preparar os jovens para o empreendedorismo, emprego e renda em setores sedimentados, política e ações para novas empresas, mobilidade urbana e Toca do Coelho.

Alguns destaques respondidos ao empresariado:
– Atenção especial aos distritos industriais dando-lhes uma nova roupagem, tornando-os atrativos aos empreendedores;
– Incentivar e ampliar a prestação de serviços que está em falta no município e trabalhar para que o comércio taperense atenda as demandas da Prefeitura.
– Recriação da Secretaria da Agricultura;
– Ampliação da Sala do Empreendedor e chamar os empresários e empreendedores do município para pensar Tapera juntos;
– Implantação da educação financeira e empreendedorismo nas escolas;
– Implantação de uma cidade empreendedora com um programa contendo 10 eixos;
– Política e ações para novas empresas, dando condições a elas;
– Revisão do código de obras e de postura visando organizar a cidade;
– Preparar as pessoas para as profissões do futuro;
– Pavimentar o maior número de ruas para desafogar o trânsito do centro da cidade;
– Abertura de uma rua que passará pelo meio do antigo curtume;
– Abertura da perimetral oeste, da ERS 223 até a Cotrisoja, já tendo adesão dos proprietários das terras;
– Toca do Coelho de dois em dois anos intercalando com o Natal, para que de um ano para o outro se programe recursos financeiros maiores para a realização de cada um.

Nas considerações finais, Prego e Marcio tiveram 5 minutos para se manifestar e eles falaram que o plano de governo montado pela coligação poderá ser executado sem problema por que sabem de onde viria os recursos.

Prego deu a sua opinião sobre uma série de coisas e disse que ouviria a maioria e que a sua ideia, já que aceitou a missão de concorrer, é transformar Tapera numa cidade melhor para se viver, fazendo com que o taperense tenha orgulho da cidade onde mora e trabalha.

Ao final, o presidente Ricardo agradeceu a presença dos dois candidatos e falou que a ACIT possui 115 empresas associadas que juntas respondem por 80% dos empregos na cidade. Após, convidou a todos para um coquetel no local.